Estudo de Caso Termo de abertura de projeto
Antes de realizar suas aventuras Amyr Klink define o seu destino, o cronograma de viagem, suas expectativas, os investimentos necessários e a partir daí é realizado todo um estudo sobre o que é necessário para atingir seu objeto. Essa ação é o Termo de Abertura do Projeto, documento que autoriza formalmente o projeto, designa o gerente, define o que deve ser feito, como dever ser feito, quem vai fazer e quando vai fazer.
O velejador descreve em suas aventuras qual o tipo da embarcação e qual o tempo necessário para construção da mesma, quais os equipamentos necessários, qual o tempo de viagem, qual rota a ser seguida, quais os possíveis ricos a serem encontrados. Essas ações são na verdade, O Plano de Gestão do Projeto, que documenta o conjunto de saídas dos processos de planejamento, inclui as ações necessárias para definir, coordenar e integrar todos os planos auxiliares do projeto, define como o projeto é executado, monitorado, controlado e encerrado.
Durante suas viagens, o velejador descreve todos os acontecimentos no seu diário de bordo e após o seu retorno suas anotações são publicadas. As publicações são na verdade o Termino do Projeto que é, o processo de finalização de todas as atividades, de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto, é também, o momento de celebrar as vitórias e compartilhar as dificuldades do projeto, documentando as lições aprendidas.
Após ler sobre as aventuras do velejador Amyr klink, podemos afirmar que suas façanhas são na verdade resultado de um trabalho bem planejado, onde todas as possibilidades e riscos são calculados.