ESTUDO DE CASO SOBRE A OCUPAÇÃO ISIDORO
3078 palavras
13 páginas
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL I
PROF: ELISABETE ANDRADE
ESTUDO DE CASO DA OCUPAÇÃO VITÓRIA
AMANDA AZEVEDO
CAMILLA RIBEIRO
ÍLARE BAHIA
NATHÁLIA SANCHES
BELO HORIZONTE
2°/ 2014
Etapas do trabalho
A) Nome do núcleo: Isidoro-Ocupação Vitória
B) Ano do início da ocupação e histórico da mesma: Junho de 2013. Situado no vetor norte de Belo Horizonte, na divisa com o município de Santa Luzia, a ocupação está situada em 9,5 milhões de metros quadrados. Sendo um das últimas áreas verdes de Belo Horizonte, após uma Operação Urbana Consorciada, vários moradores ocuparam a região em junho de 2013, de forma organizada com um desenho urbano bem planejado.
Desde a ocupação, esses moradores travam uma briga na justiça e contam com a defesa de vários grupos como a Brigada Popular, MBL, a Pastoral da Terra, os movimentos dos docentes e movimentos e doações isoladas dos civis, e também do Coletivo Margarida Alves que apoia com advogados em defesa da ocupação.
Vivem nessa região entorno de 8000 famílias sendo 1/3 composto por crianças que precariamente tem acesso a escola.
Essas famílias não têm o básico de infraestrutura, que lhe foi negada, como saneamento básico, água e energia, e suas casas são construídas a partir de sobras de qualquer material.
As famílias podem ser desalojadas a qualquer momento porque todas as liminares alegando violação dos direitos humanos, irregularidades no processo como o não cadastro das famílias, a solicitação de proteção às crianças e mesmo com a comprovação de violência psicológica sofrido pelos moradores, e praticados pela PMMG, foram negadas pelo TJMG.
A situação na ocupação é de instabilidade porque qualquer tipo de dialogo e assistência não é garantido para quem vive na região, e não há uma resposta concreta do destino dos moradores por parte da PBH.
C) Localização e inserção na malha urbana do município,