Estudo de Caso: Sistema Operacional Android
Estudo de Caso: Android
Murilo Campos Pereira
Reinaldo Augusto Bocchi
Danilo Junior Londero
UFMT-CUA Campus Universitário do Araguaia
Barra do Garças - MT murilo13campos@gmail.com UFMT-CUA Campus Universitário do Araguaia
Barra do Garças – MT reinaldo.bocchi@gmail.com UFMT-CUA Campus Universitário do Araguaia
Barra do Garças - MT danilo_junior_@hotmail.com Abstract—Este artigo apresenta uma visão geral do sistema operacional móvel Android, e uma breve história dos sistemas móveis em geral. A idéia deste documento é apresentar as características dos sistemas móveis, e detalhar superficialmente todo o potencial que o S.O. Android possui.
I.
INTRODUÇÃO
A história dos sistemas móveis é relativamente curta, quando comparada à história de outros sistemas operacionais.
A mobilidade se tornou visada com a chegada dos PDA's na década de 80 (Personal Digital Assistant – Assistente Pessoal
Digital) que chegou ao mundo corporativo como uma mão na roda. Nestes dispositivos nasceram vários sistemas operacionais que seriam de suma importância para o quadro atual dos sistemas móveis como o PalmOS.
O uso de telefones celulares teve um crescimento dramático na década de 90, logo, foi natural fundir os dispositivos portáteis com os telefones celulares para formar os smartphones. Mas apesar dos sistemas móveis herdarem muito dos S.O.s para PCs, um S.O. móvel deve possuir certas características únicas.
II.
CARACTERÍSTICAS
A. Gerencia de Bateria Aprimorada
Ao contrário de sistemas para PCs, os S.O. Móveis têm que atuar com uma carga limitada de energia, logo, várias rotinas para otimização da utilização de energia devem existir.
B. Gerencia de Recursos Eficaz
Apesar de alguns dispositivos móveis atuais disporem de um hardware consideravelmente poderoso, em geral a memória destes dispositivos é muito limitada e sua utilização deve ser extremamente otimizada.
III.
ANDROID: VISÃO GERAL