Estudo de Caso: Projeto “Correspondência Eletrônica nos Correios S.A.”
Projeto “Correspondência Eletrônica nos
Correios S.A.”
A Presidência dos Correios vislumbrou a possibilidade da Empresa apresentar aos seus clientes um novo serviço, que foi denominado de "Correspondência Eletrônica". Esse serviço consistiria em receber documentos (contas, cartas, faturas, telegramas, propagandas etc.) dos clientes em meio magnético (e-mail, site dos Correios na Internet ou EDI – Electronic Data Interchange) para que estes fossem transmitidos eletronicamente para as agências mais próximas dos destinatários, onde seriam impressos e entregues aos mesmos, com maior rapidez e segurança, reduzindo também o custo para os nossos clientes. Os documentos recebidos nas agências não poderiam ser repassados para o destinatário final por meio eletrônico, sendo de responsabilidade da agência a impressão.
Com a crescente evolução da Tecnologia da Informação (e-mail, chat, vídeoconferência etc.), associada às Telecomunicações (internet, voz sobre IP, telefonia celular etc.), vem diminuindo, ano a ano, o volume de documentos transportados pelos Correios. Para que a empresa acompanhe e se valha dessa evolução tecnológica, é necessário buscar alternativas de serviços aos seus clientes. Desta forma, o serviço de "Correspondência Eletrônica" se posiciona como estratégico para a empresa, tendo sido aprovado pelo Conselho de Administração.
Após ter sido proposto e aprovado pelo Conselho de Administração para inclusão no Plano Estratégico da empresa, o Presidente determinou ao Diretor Executivo que desenvolvesse um projeto que propiciasse aos Correios ter esse serviço disponível em quatro meses, utilizando até R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) do orçamento do corrente ano. Determinou ainda que fizesse parte do projeto o estudo de viabilidade correspondente, em que o investimento tivesse o retorno financeiro correspondente (payback period) em até 5 anos. Devem ser levantados os documentos envolvidos, possíveis clientes, volumes de