Estudo de caso Praça Cívica
Praça mais importante da cidade e marco da mudança da capital do Estado, nada mais justo que a ela fosse dado o nome de Pedro Ludovico Teixeira. Fundador da capital e líder da Revolução de 30 no Estado, Pedro Ludovico foi governador de Goiás por cinco mandatos e três vezes senador da República.
A Praça Pedro Ludovico Teixeira é também conhecida por Praça Cívica. Neto de Pedro Ludovico, o engenheiro agrônomo aposentado Mauro Borges Teixeira Júnior, de 65 anos, conta orgulhoso que seu avô pensou na construção de Goiânia porque considerava a cidade de Goiás, capital do Estado na época, um local de difícil expansão, por ser cercada por morros. “Ele queria que a capital estivesse em um lugar plano e com um bom clima”, revela.
Pedro Ludovico nasceu na cidade de Goiás em 23 de outubro de 1891. Formou-se em medicina no Rio de Janeiro e montou seu primeiro consultório em Bela Vista de Goiás. Em 1917 mudou-se para Rio Verde onde se casou com Gercina Borges Teixeira. “Era médico, mas via o que estava acontecendo de errado e não se conformava. Por isso resolveu participar da Revolução de 1930”, conta Mauro Júnior. Ele passou a fazer parte do núcleo de oposição que se formava em Goiás contra o poderio político da família Caiado.