Trabalho goiania
ARQUITETURA E URBANISMO – 7º Período Noturno
Cidade de Goiânia
A cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, localiza-se no planalto central do país, entre a zona do cerrado e a floresta tropical, e faz divisa ao Norte com os municípios de Goianira, Nerópolis e Goianápolis; ao Sul com Aparecida de Goiânia; ao Leste com Bela Vista de Goiás; e a Oeste com Goianira e Trindade. Com uma área de aproximadamente 739km², possui uma geografia contínua, com poucos morros e baixadas, tendo terras planas na maior parte de seu território, com destaque para o rio Meia Ponte. Possui uma estimativa, até 2009, de 1.281.975 habitantes.
Considerada uma das cidades mais modernas do Brasil e com ótima qualidade de vida, foi planejada em 1933 pelo urbanista Atílio Correia Lima que foi substituído em 1935 pelo Engenheiro Armando de Godoy e executada pelos engenheiros Jerônimo e Abelardo Coimbra Bueno,
Localizada no centro do seu estado, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa de Goiás sob influência da Marcha para o Oeste, política desenvolvida pelo governo Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro. Sofreu um acelerado crescimento populacional desde a década de 1960, atingindo um milhão de habitantes cerca de sessenta anos depois de sua fundação. Desde seu início, a sua arquitetura teve influência do Art Déco, que definiu a fisionomia dos primeiros prédios da cidade.
É a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, sendo superada apenas por Brasília. Situa-se no Planalto Central e é um importante polo econômico da região, sendo considerada um centro estratégico para áreas como indústria, medicina, moda e agricultura. Contudo, tem enfrentado desafios, entre eles a desigualdade social, crescentes problemas de trânsito, índices de criminalidade elevados e o clima seco, resultado da poluição e por se localizar no cerrado brasileiro.
O grande acervo