Estudo de Caso - Porto Seguro | Integradora II
Integradora II – Prof: Mila
1A) No Estudo de Caso, não consegui identificar de forma explícita fatores do ambiente econômico que podem impactar a seguradora Porto Seguro. Entretanto, de forma lógica, podemos levantar variáveis como a inflação, a taxa de juros e o peso tributário que existe sobre a indústria.
Os principais serviços oferecidos pela empresa são: seguro para carros, financiamento de veículos, investimento, entre outros. Para todas essas propostas, as variáveis previamente levantadas tem alto poder de impacto. Por exemplo:
- Seguradora: os serviços atribuídos a algum bem, como o carro, são contratados a partir do momento que esse bem tem um valor percebido muito grande ao dono. Portanto, se os carros tivessem preços muito abaixo da média do mercado, possuir um seguro não seria visto como um investimento extremamente necessário.
- Financiamento de Veículos: Assim como a seguradora, o financiamento de veículos tem relação direta com o preço que se paga para a compra de um carro. Portanto, podemos levantar a carga tributária como principal variável econômica.
- Investimentos: Para este serviço, o impacto do ambiente econômico é mais óbvio. Vai desde o cenário – favorável ou não – em que o país se encontra, até o comportamento da população sobre aplicações que podem ter algum risco além da poupança – otimismo ou pessimismo.
1B) O ambiente tecnológico é de grande importância para a Porto Seguro por impactar diretamente a forma com a qual a mesma constrói a imagem de sua marca para os clientes. Desta forma, muda a forma com a qual a mesma atinge seu público-alvo – principalmente com a proposta de se inserir no dia-a-dia, permite com que a mesma aumente seu portfólio, além de mudar alguns processos que fazem parte da prestação de seu serviço.
Como principais variáveis, podemos levantar: o desenvolvimento de novos canais de venda – smartphones e aplicativos-, além da criação de novos meios de translado –