estudo de caso Nobuk
Definição de Marketing
Dias (2003) explica: Marketing deriva da palavra Market, que significa mercado. Isso é usado quando se tem o mercado como foco e razão de suas ações. Marketing é a função que ao criar valor para o cliente gera vantagem competitiva para a empresa, através da estratégia das variáveis: produto, preço, praça e propaganda.
Segundo Kotler (1998) o termo Marketing é uma filosofia empresarial que desafia os conceitos de produção, de um produto e de venda. Ainda para o autor, uma maneira de se atingir as metas da organização sendo mais eficaz que os concorrentes, a fim de satisfazer aquilo que é esperado pelo cliente. Mas não é fácil alcançar essa satisfação, uma vez que os clientes possuem necessidades que não têm consciência. Kotler (1995) ainda diz que o Marketing significa administrar mercados para checar as trocas, com o propósito de satisfazer as necessidades e desejos do homem.
Para Urdan e Urdan (2009), o termo Marketing é tudo quem envolve estimulo e geração de trocas, em que duas ou mais partes, agindo de modo deliberado e espontâneo, dão e recebem algo de valor, buscando mutuamente satisfazer necessidades.
De acordo com Kotler e Keller (2006) o termo se resume em ‘suprir as necessidades lucrativamente’, uma vez que se envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas.
Marketing para Las Casas (2009) consiste em uma área do conhecimento quem engloba todas as atividades de trocas, que se orientam para satisfazer as necessidades e os desejos dos consumidores, visando alcanças os objetivos da organização ou individuo, considerando o ambiente e o impacto que essas relações causam no bem estar da sociedade. Para o autor, satisfazer as exigências, desejos e necessidades dos clientes, é a chave para o sucesso.
Composto de Marketing (Mix de Marketing)
Urdan e Urdan (2009) dizem que a gestão do composto de Marketing, também usado com o termo mix de Marketing, abrange questões táticas. E referem-se também