Estudo de caso metro sp
Felipe Ferrarese Fernanda BarbinHelouise Mattos Priscila Feliciano
Identifique no texto as atividades e decisões do metro com relação à gestão de estoque e armazenagem
A gestão de ambos tanto de estoque como de armazenagem é feita com planejamento estratégico just in case, o armazenamento de materiais é feita entre três pátios de manutenção, cada pátio possui um estoque com cerca de 23 mil itens cada um. Esses pátios funcionam 24 horas por dia são equipados com oficina mecânica, almoxarifado de peças, equipamentos e suprimentos, além de 13 bases de manutenção e mais de 1,8 mil funcionários. Com toda essa estrutura para atender a demanda do serviço (24 horas por dia) é possível analisar o processo perfeito de manutenção corretiva e preventiva em cada pátio e também nas 13 bases de manutenção.
O armazém é coberto, seu pé direito chega a 12 metros. Nele estão distribuídos os componentes mecânicos, como rodas, eixos, correias, cabos e peças para manutenção. Este último considera do item de consumo, pois não é reutilizável, fica estocado em estanterias metálicas com caixas plásticas etiquetadas com seu respectivo SKU.
Os trilhos do metrô, e outros itens de ferrovia são estocados externamente para facilitar o manuseio e a conservação. Para armazenar, planejar, e fazer acontecer tem que se programar para cada tipo de serviço, e a manutenção desse metro foi pensada e analisada com cautela para que jamais possa falhar, pois todos precisam e não podem deixar os clientes na mão.
Baseado no exemplo do texto comente a relação: gestão de materiais x serviço ao cliente
A gestão de materiais tem que ser totalmente controlada para que não haja falta de qualquer material, tendo em vista, que é um serviço de suma importância e que funcionam 24 horas por dia.
Nas 4 décadas de funcionamento o metro teve de se adaptar as mudanças e ao aumento do público que circula