Estudo De Caso Mastercard E CardSystems O Pior Roubo Da Hist Ria Jefferson Torres
557 palavras
3 páginas
INSTITUTO INFNETDISCIPLINA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO / PROJETO
Jefferson dos Santos Torres Estudo de Caso: Mastercard e CardSystems: o pior roubo da história?
1) Neste estudo de caso, qual foi o problema enfrentado pela Mastercard e outras empresas de cartão de crédito e bancos? O que causou esse problema? Qual foi seu impacto?
O problema foi a falta de investimento e preocupação com segurança das informações dos clientes, o que resultou em um crime cibernético onde um hacker obteve dados de cartão de aproximadamente 168 mil clientes dessas empresas. O ataque resulta em prejuízo para os comerciantes que perdem estoque e precisam pagar taxas para rever comprar autorizadas, além de todo trabalho em geral novos cartões para todos os clientes afetados. 2) A Mastercard identificou corretamente o problema? Quais eram os aspectos humanos, organizacionais e tecnológicos associados a ele? A Mastercard identificou esses aspectos? Que outros indícios e informações você recomenda que as empresas de cartão de crédito e bancos obtenham a respeito desse problema?
Sim. A Mastercard identificou o problema, após o ataque, o ideal seria um investimento maior e mais adequado com a parte de segurança para evitar ou pelo menos amenizar o ataque. Exemplo à criptografia de arquivo poderia vir a inutilizar as informações obtidas pelo Harker.
No aspecto humano podemos citar que o estudo não demostra uma área especifica da CardSystems responsável por assegurar as informações, aparentemente todos a maioria dos funcionários tinham acesso aos dados dos clientes, o que contribui para o aumento da insegurança. Já a tomara de decisão pela CardSystems em reter as informações demostra um problema organizacional. A falta de investimento em tecnologia e segurança fraca são problemas tecnológicos.
3) Quais soluções foram cogitadas pela Mastercard e pelas outras empresas que enfrentaram esse problema? Foram soluções apropriadas? Existem outras que deveriam ter sido consideradas?