Estudo de caso do smartphone
Ana Lúcia Bruna Piragine e Leonardo Andrade
Smartphone Um
= telefone inteligente, em inglês
telemóvel com funcionalides avançadas ,que possui múltiplas tarefas e que corresponde às necessidades do homem contemporâneo.
Suas
funcionalidades podem ser estendidas através de seu sistema operacional. Os mais famosos são: Android, Windows Phone e IOS, que serão abordados posteriormente.
A principal
função do smartphone é a facilitação da vida de seu usuário, não precisando,ele, carregar consigo vários dispositivos,como câmera, calendário, mp3, agenda telefônica, etc, pois todos esses dispositivos estão integrados no telemóvel. Seguem abaixo outras tarefas do smartphone:
Interação Acesso
Social através dos telefonemas, internet e mensagens de texto
à internet
Capacidade
de sincronização de dados do organizador com um computador pessoal , possuindo características mínimas de hardware e software
Agenda
de contatos com capacidade de sincronização com redes sociais de dados através de dispositivos bluetooth
Compartilhamento Baixar
aplicativos que são executados por seu sistema operacional
A segurança no smartphone se divide em duas ramificações: diretas e indiretas.
Indiretas:
É a ramificação que envolve as conseqüências no homem pelo uso do aparelho, de forma a visar questões físicas. Leva em consideração fatores como a distração do usuário, podendo ocorrer riscos como acidentes de trânsito e eventuais lesões casuais. Existe a possibilidade do indivíduo adquirir acessórios como o fone de ouvido o qual ajudaria na redução de alguns riscos de acidente.
Diretas:
é a ramificação que envolve as conseqüências no homem pelo uso incorreto do aparelho, de forma a visar questões biológicas. Leva em consideração fatores como danos ao sistema auditivo (por uso demasiado do produto)e celular (usuários inconseqüentes em caso de uso do aparelho com danos à bateria, ocasionando câncer). Também pode ocorrer