Estudo de caso - Disciplina: Gestão de Projetos Solidários
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GESTÃO DE PROJETOS SOLIDÁRIOS
ESTUDO DE CASO: TETO RIO DE JANEIRO
Alessandra Maria Carvalho Bispo
Guilherme Ferreira dos Santos
João Luís Ferreira Caetano
Trabalho de Gestão de Projetos Solidários apresentado ao professor responsável pela disciplina, inserida como eletiva no Curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, como critério de aprovação na disciplina e formação do engenheiro de produção.
Orientador: Sidney Lianza, D. Sc.
Rio de Janeiro
Junho 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1. Apresentação
Este trabalho será desenvolvido na disciplina de Gestão de Projetos Solidários, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro, contando com a orientação do professor Sidney Lianza. O projeto visa enriquecer o conhecimento do grupo acerca de Projetos Solidários e como objeto de estudo analisaremos a organização não governamental TETO.
A organização chamou atenção dos integrantes do grupo pois é uma instituição que une os esforços dos moradores das comunidades e o ímpeto de jovens universitários, a fim de combater a extrema pobreza no país em busca um cenário menos desigual.
Com a implementação de um modelo de intervenção focado no desenvolvimento comunitário, o TETO busca, através da construção de moradias de emergência, programas de Habilitação Social e trabalho em rede, um cenário onde todas as pessoas tenham oportunidades para desenvolver suas capacidades e possam exercer plenamente seus direitos.
A desigualdade e a luta para diminuí-la é um assunto de extrema importância para todos os cidadãos brasileiros. Dados do PNUD (Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento), de 2010, pelo índice de Gini, apontam o Brasil como o terceiro país mais desigual do mundo. O PNUD constatou, ainda no mesmo ano, que dos 15 países mais