Banco Do Nordeste
DEYSIANNE TACHA RA:20265829
FERNANDA CANELLA RA:20258910
PROFESSOR: DENIS MEDINA
DISCIPLINA: CONTROLADORIA
A controladoria no Banco do Nordeste do Brasil S.A.
O artigo apresenta os resultados e condutas da Área de Controle Financeiro e do Ambiente de Controladoria do BNB, através deste, apresentaremos uma resenha baseada nos tópicos apresentados em aula sobre a competência controladoria.
Como abordado em aula a controladoria é responsável pela implementação, projeto e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de determinadas entidade.
O BNB é uma sociedade de economia mista que tem como acionista majoritário o Governo Federal. Criado em 1952, já nos seus primórdios tornou-se o principal agente de desenvolvimento sustentável do Nordeste.
Por sua importância para o desenvolvimento da economia da região e por ter criado um órgão de Controladoria no âmbito de mudança implementada em sua estrutura organizacional em 2003, o BNB torna-se uma instituição adequada para uma análise da unidade organizacional denominada Controladoria.
Controladoria essa que cria como exemplo os “bancos comunitários” é a principal fonte de financiamento dessas atividades não agrícolas, apesar de serem utilizados igualmente para investimento e custeio da criação de galinhas caipiras.
Trata-se de uma linha de crédito do Crediamigo, disponibilizado pelo BNB, que chegou à Comunidade em 2008. Esse programa de microcrédito beneficia principalmente aos setores informais da economia e adota a metodologia de grupos solidários, nos quais a garantia é o aval solidário, ou seja, os tomadores se avalizam entre si. Os créditos dos “bancos comunitários” são concedidos em valores individuais progressivos entre R$ 100,00 e R$1.100,0012 (de acordo com a adimplência do grupo), à taxa de 0,64 a.m., desde que em grupos de 15 a 30 pessoas. As prestações são pagas mensalmente e a cada cinco meses o crédito