Estudo de caso - dados
Um circuito de dados utilizado por uma escola para acessar ao sistema da PRODEB apresentou problemas, o circuito de dados que é composta por um modem e um roteador, no cliente, e outro modem a cartão (espetado em um sub-bastidor de modem), na estação oi. O circuito designado está com defeito, mau funcionamento e lentidão.
Para verificarmos esse problema será necessário ir ao local para testar o equipamento e sua configuração tanto na parte física quanto via software. Caso o problema persistir, colocar o test-set na saída dos aparelhos. Mesmo assim o sinal continua com perdas de pacote e verificamos ainda que o sinal do modem na estação não chega ao cliente, dessa forma podemos deduzir que o problema se encontra no meio de transmissão da rede.
Então, partimos para testar a rede trecho-a-trecho começando do cliente, passando para sua caixa telefônica interna, depois a rede secundaria e primaria, até a estação da oi.
Teste da Instalação elétrica: teste realizado, através do instrumento multímetro, para verificar as condições da rede elétrica do cliente.
Teste de capacitância: teste a ser realizado, utilizando-se como instrumento de teste o multímetro ou analisador de linhas, para obtenção da distância de um par de cabos metálicos entre uma ponta local (A) e outra remota(B).
Teste de continuidade e resistência de enlace: teste realizado para verificação de integridade do par de fios e a distância aproximada do cliente a central telefônica que o atende. Desta forma será avaliada a possibilidade de instalação de um circuito por par metálico, de acordo com a velocidade e a tecnologia utilizada.
Teste de isolação / desequilíbrio resistivo: teste realizado, através do instrumento megômetro (tensão 500 v), para obtenção de medidas de isolação da rede externa.
Teste de relação sinal/ruído: teste realizado apara verificar a capacidade de transmissão de informações de um par metálico. Consiste na relação entre sinal recebido por um modem e o ruído