Correção de interface de sistemas informatizados utilizando um sistema de gerenciamento de dados open source: um estudo de caso
Resumo: Como corrigir um Sistema Informatizado? Qual metodologia deve ser empregada em uma empreitada como esta? Não há dúvidas de que o SI`s dinamizam uma série de atividades dentro de organizações. Entretanto, quando estes carecem de atualizações e correções para melhor se adequarem às mudanças que as organizações estão sujeitas que médoto deve ser usado? O presente texto irá apresentar um estudo de caso onde a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) foi utilizada como metodologia para se corrigir um Sistema de Informação.
1. Introdução
Encontra-se sempre nas literaturas os benefícios vinculados a utilização de sistemas informatizados (vide: OLIVEIRA,2000; BATISTA,2004; MANAS,1999; MELO,2002; CORTES,2008; ROSINI,2003 ). Porem, sabe-se que existem dificuldades em manusear tais sistemas (vide: IIDA, 2005; GRANDJEAN, 2005; GUERIN, 2001; FILHO, 2003; CYBIS,2007). Para, então, diminuir as dificuldades no uso desses SI`s, criam-se softwares.
Na tentativa de mostrar como funciona esses softwares, esse texto apresentará as definições de sistemas informatizados e ergonomia. E, para comprovação, vai ser visto um estudo de caso com base nessas definições.
Com isso, percebe-se que o objetivo geral do texto é mostrar como sistemas informatizados e ergonomia, quando utilizados simultaneamente, proporcionam bons resultados.
Por sistemas informatizados, será aqui empregado o conceito que incorpora o software em si, as documentações do mesmo, os seus manuais de utilização, o hadware e as pessoas.
Um sistema de informação é um elemento central: realiza estruturas complexas e flexíveis que trazem funções, utilidade e valor ao sistema. Mas outros componentes são indispensáveis: as plataformas de hardware, os recursos de comunicação de informação, os documentos de diversas naturezas, as bases de dados e até os procedimentos manuais que se