Estudo de Caso - Conjunto Nacional
O Conjunto Nacional é um complexo multifuncional localizado na Avenida Paulista, n.º 2073 – São Paulo – SP projetado por David Libeskind. O projeto é contem uma área residencial, comercial, serviço (escritórios) e cultural. O arquiteto David Libeskind, que possuía uma experiência anterior em projetos de edifícios, foi quem projetou o conjunto nacional propondo um prédio que se integrasse com a cidade, seguindo esse ideal ele desenvolveu o piso interno do edifício de forma continua aos da calçada para que assim a calçada se estendesse para o interior do edifício, criando um novo caminho de passagem. Essa ideia foi muito bem recebida prova disso é que atualmente o edifício conta com um publico de 15 mil pessoas fixas (moradores e trabalhadores) e cerca de 25 mil pessoas flutuantes (visitantes e consumidores), isso atraiu muita atenção e tornou o Edifício como um dos principais pontos da Avenida Paulista.
O edifício se desenvolve em dois blocos, um vertical e outro horizontal. Obloco horizontal corresponde ao térreo e primeiro andar do edifício, no piso térreo encontramos os corredores amplos que cumprem a função de trazer a cidade para dentro do edifício é nesse piso também aonde temos contato com a área comercial e cultural do edifício, temos comércios espalhados por todo esse piso, junto com o cinema e as exposições temporárias que acontecem ali mesmo nos corredores. Esse piso ainda nos direciona para a garagem subterrânea e para o primeiro andar que funciona como uma área para os moradores do edifício e também é o local de acesso para os edifícios de escritórios.
O eixo vertical do edifício se divide em três partes, sendo duas dedicadas a área de serviços, que abriga escritórios dos mais diversos tipos. Na terceira parte se encontra a área residencial, onde você tem acesso por uma portaria na lateral do prédio (Rua Augusta) e o único acesso dessa área com a área comercial e de serviço é por um elevador de serviço que