Estudo de caso - ceramica tecnica
Estudo de caso – CHR Cerâmica Técnica
Disciplina: Economia de Empresas
Prof.Dr. Francisco Alves
INTRODUÇÃO
No presente trabalho faz-se um estudo de caso da empresa CHR – Cerâmica Técnica, que está localizada em São Carlos, na Rua Luiz Lázaro Zamenhof, 305 próximo a Universidade Federal de São Carlos. Aqui serão apresentadas informações sobre os produtos produzidos e seu processamento, além de informações sobre como a empresa sobrevive no mercado, levando em conta os compradores, concorrentes, preço, e estratégias competitivas.
PRODUTOS E PROCESSOS
A empresa CHR fabrica materiais cerâmicos para aplicações em indústrias cerâmicas, petroquímicas, químicas e siderúrgicas. Esses produtos são basicamente tubos cerâmicos que são aplicados principalmente (é o maior mercado dessa empresa) como tubos pirométricos protetores de termopar, mas também são comerciados para aplicações como tubos queimadores, tubos suporte para resistência, tubos de combustão, tubos para ignitores e cadinhos. É interessante notar que todas as aplicações envolvem altas temperaturas e ambientes de trabalho extremamente agressivos e por isso esses materiais devem poder trabalhar nesses meios, mantendo sua funcionalidade. Abaixo uma foto desses produtos.
Fig.1 Tubos de alumina e mulita.
Esses produtos são produzidos em alta alumina (Al2O3) e mulita (3Al2O3.2SiO2), que são materiais de alta resistência ao desgaste, ao choque térmico e corrosão. Além disso, são materiais de alto ponto de fusão no caso da alumina 2050°C e a mulita 1840°C. São materiais de alto desempenho, sendo que o tubo feito de alumina possui alta refratariedade e é um material muito duro, sendo que na escala Mohs é classificado como 9 (o diamante por exemplo, é classificado como 10) sendo assim esse material possui um desempenho mecânico excepcional. Já o material feito de mulita, apesar de ter menor ponto de fusão e ter dureza classificada como 8, possui excelente resistência ao