Estudo de caso: cemitério de cambé
O cemitério esta localizado no terceiro planalto Paranaesnsenas Coordenadas: 23°17'6"S 51°16'54"W no municipil de cambé Parana.
Esta situado situado acima no anel central da cidade sobre um solo formado por balsato , rocha Rocha ígnea, escura, composta essencialmente de plagioclásio cálcico (An>50%) e piroxênios resultante do derramme de erupções vulcanicas.
As condições atuais dos cemitérios no permitem dizer que foi planejado para ser de pequeno porto, porem hoje conta com mais de 5.000 tumulos, quando a questão de contaminação do solo podes se concluir que na parte antiga não foram feitas adequações quando a conteção do necorchorume.
O que pode se perceber é que a decomposição ou putrefação de um corpo compreende várias fases, das quais a fase humorosa ou coliquativa 4 é a mais preocupante em termos ambientais. É nesta fase (duração de dois ou mais anos) que ocorre a liberação do líquido humoroso 7 também conhecido por necrochorume, por analogia com o chorume, líquido proveniente da decomposição bioquíma dos resíduos orgânicos dispostos nos aterros sanitários. O necrochorume é um líquido viscoso, de cor acinzentada a acastanhada, cheiro acre e fétido, polimerizável (tendência a endurecer), rico em sais minerais e substâncias orgânicas degradáveis, incluindo a cadaverina e a putrescina, duas aminas tóxicas, também conhecidas como alcalóides cadavéricos.
No caso de pessoas que morrem com doenças infecto-contagiosas, para além de outros microorganismos, podem estar presentes no necrochorume os patogênicos, como bactérias e vírus, agentes transmissores de doenças (febre tifóide, paratifóide, hepatite infecciosa e outras) responsáveis pela causa mortis.
Os especialistas são unânimes que o perigo do necrochorume é devido aos microorganismos patogênicos, aos seus riscos infecciosos. Pela ação das águas superficiais