ESTUDO DE CASO - BUROCRACIA GERENCIAL
Curso de Bacharelado em Administração
CONEXOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
E DESENVOLVIMENTO
Rêrisson Bezerra Marques
IGUATU
2014
Rêrisson Bezerra Marques
CONEXOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
E DESENVOLVIMENTO
Relatório apresentado à Universidade
Estadual Do Vale do Acaraú como requisito a nota da disciplina: Conexos de
Administração Pública e Desenvolvimento.
Orientador. Prof. Gabriel Viana Rodrigues
IGUATU
2014
ESTUDO DE CASO - BUROCRACIA GERENCIAL
Num certo órgão público, o horário de trabalho a cumprir pelos servidores é de 8 às 18h, com 2 horas para o almoço (12 às 14h).
Um determinado servidor, com a intenção de sair mais cedo do trabalho, abordou sua chefia e questionou-a acerca da possibilidade de reduzir seu horário de almoço de
2 para 1h, de forma a que seu horário de trabalho tivesse fim às 17h.
De pronto, o chefe negou, alegando, dentre outras coisas, que isso daria margem para que outros servidores também quisessem o benefício.
Insistindo ainda em relação à ideia, o servidor argumentou, dizendo que, como no horário de almoço não há atendimento ao público, essa 1h que ele trabalharia no horário de descanso seria de maior produtividade. Mais uma vez o chefe negou.
Diante dessa situação, relacione os preceitos da administração burocrática com o modelo de gestão gerencial no caso apresentado. Quais relações, na opinião de vocês, podemos formar entre burocracia e administração gerencial no presente estudo?
RELATÓRIO
No exemplo em estudo, há relação entre a atitude do chefe do servidor – proibindo seu subordinado de sair mais cedo do serviço, e a teoria da burocracia (forma de organização que se baseia na racionalidade, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos).
Na óptica da Administração Pública contemporânea o superior hierárquico está respaldado pela legislação vigente: na