Estudo de caso bsb alimentos
Estudo de Case BSB Alimentos
Marketing Especializado- Professor Elias Rodrigues
História e expansão da BSB Alimentos
Tudo começou em 1974 quando o senhor Antônio Alves resolveu sair da do interior do Piauí. Ele abriu uma pequena mercearia no Taguacenter chamada Cerealista Brasília para revender fardos de feijão, arroz, milho e outros alimentos. Depois de alguns meses o irmão Alberico Alves também resolveu vim para Brasília, e junto com o senhor Antônio fundaram a BSB Alimentos, uma empresa especializada no ramo de cereais.
A empresa passou a pertencer ao grupo familiar, pois com o passar do tempo os outros irmãos também viraram sócios. São eles: Rener Alves, Lúcia Alves e Vilma Alves.
No dia 09 de setembro de 1990 o senhor Antônio Alves veio a falecer, e a partir dai, os filhos, Fabio, Michele e Renato Alves passaram a tomar conta da parte do pai na sociedade.
Hoje são mais de 100 funcionários fichados no Distrito Federal. Com uma frota de 16 caminhões, que fazem entregas todos os dias no DF e no entorno.
Apesar da especialidade da empresa ser no ramo de cereais, ela contem uma grande variedade de produtos, que vão de vários tipos de pimentas, cestas básicas e natalinas, a vinhos tintos.
A BSB faz distribuição dos seus alimentos no Pará, em Tocantins, Rio Grande do Norte, Pernambuco e vários outros estados. A empresa não trabalha com franquias, a norma para poder abrir uma distribuidora em outra cidade é que, quando se observa que a distribuição dos produtos está sendo maior em um determinado estado, a empresa treina uma equipe e manda para o local indicado, assim pode-se economizar muitas despesas.
Tipos de consumidores
A BSB tem três tipos de consumidores principais, as mulheres donas de casa, as redes de mercados, hipermercados e mercearias, e todos os tipos de empresas.
O público principal da empresa são as redes de