Estudo de caso - brascan
Nome do projeto
Brascan Century Plaza.
Local
Rua Joaquim Floriano com Rua Bandeira Paulista, Itaim Bibi - São Paulo/SP.
Subprefeitura
Pinheiros
Arquitetos:
Jorge Königsbergere Gianfranco Vannuchi
Arquitetura:
Königsberger&VannuchiAssociados
Paisagismo
Benedito Abbud
Data do projeto
2000.
Data da conclusão da obra
Junho de 2003.
Cliente / incorporadora
Brascan Imobiliária Incorporações S/A. http://www.brookfieldshoppingcenters.com.br/en/images/galeria_brascanom/BCP_15.jpg
Construtora
Método Engenharia S/A.
Área do terreno
12.600,00 m2 (antiga fábrica de chocolates Kopenhagen).
Área construída
93.805,00 m2 (+ praça com 7.000,00 m2).
Custo de construção
R$ 75 milhões http://www.brookfieldshoppingcenters.com.br/en/images/galeria_brascanom/BCP_3.jpg
LOCALIZAÇÃO
Fonte: GoogleEarth
Desde a década de 1960, o bairro vem sofrendo intenso processo de verticalização e adensamento, mas sem planejamento urbanístico ou obras de infra-estrutura que beneficiem os moradores desse bairro de uso misto.
Esses fatores, aliados à legislação urbana, que permite altos índices de ocupação e coeficientes de aproveitamento para a região, definiram o perfil do Brascan Century Plaza, verticalizado além do gabarito predominante no bairro, mas que, em contrapartida, reserva 7 mil metros quadrados de área para uma praça de acesso público.
Livre de muros ou gradis, a praça é dotada de lojas, restaurantes com mesas externas, livraria, espaços de convívio e bloco com seis salas de cinema - quatro delas já em funcionamento. “Essa foi uma opção arquitetônica, urbanística e também ideológica, mostrando que os espaços da iniciativa privada podem ser permeados pelo uso público”, defende Jorge Königsberger.
O grande diferencial do conjunto de 93 920 metros quadrados, que ocupa o lote onde antes funcionava uma fábrica de chocolates, está justamente