Estudo de caso: amortecedor de vibração para ventiladores industriais
Universidade Federal de Itajubá-Campus Itabira
Estudo de caso: amortecedor de vibração para ventiladores industriais
CURSO: Engenharia de Materiais Professor: Ausdinir
Ágata Mayara Paula Pontes, Edypo Silva da Rosa, Felipe Silva Faria, Karl Prado, Lais de Souza Pereira Pinto, Marcela Silva Lamoglia, Rodrigo Brandão Panuzzio
Resumo: Estudo de caso e escolha de um material que melhor se adequa ao amortecimento (molas) de vibrações em ventiladores industriais.
1. Introdução
Muitos equipamentos têm o funcionamento prejudicado devido à presença excessiva de vibração, os equipamentos motorizados sofrem mais com esse fato uma vez que eles próprios geram vibração durante seu funcionamento. Estes equipamentos vibram em uma determinada frequência que é transmitida através dos componentes do equipamento e logo atingindo periféricos ou peças no processo de fabricação, podendo acarretar danos irreparáveis para o desempenho do sistema. De forma a minimizar os efeitos da vibração, isoladores de vibração são aplicados a fim de se reduzir a transmissão de energia entre equipamentos e componentes.
No caso de equipamentos motorizados há uma grande aplicação de bases resilientes. Estas bases suportam o elemento motriz, na maioria das aplicações o motor, e o elemento a ser movido, podendo ser uma bomba, ventilador, entre outros.
A utilização e instalação de dispositivos para absorção de energia (vibração), reduzem a transmissão desta entre a fonte vibrante e a estrutura que se quer isolar. Alguns dos materiais utilizados são: materiais elastômeros, arranjos de molas, massas ou amortecedores interconectados.
Neste trabalho será realizada a comparação do aço ASTM A228 com o aço ASTM A227 para a determinação de alguns parâmetros de vibração, e a partir destes a escolha do aço que propicia a melhor absorção de vibração para o sistema de ventilador industrial axial.
2. Revisão Bibliográfica
2.1 - Ventilação industrial Por