Estudo De Casa De Praia
1 – ILUMINAÇÃO e VENTILAÇÃO
A casa deve possuir amplos vãos de esquadrias para maior captação da luz natural e, de preferência,ventilação cruzada - onde apenas ventiladores de teto possam solucionar o calor na maior parte do tempo. Portas de correr com peitoril de vidro (no segundo pavimento) são preferíveis às janelas, se existir uma bela vista indevassável. Permita que o forro acompanhe o pé-direito para melhorar a aeração, evitando a laje plana. Opte por cores claras que reflitam a luz.
Se a casa não tiver um caseiro que possa abrir as janelas para arejá-la na ausência dos proprietários, o melhor seria que as esquadrias possuíssem no alto uma báscula permanente para aeração. Não se esqueça de prever ventilação nos armários (contra mofo). Closets são boas soluções (inclusive para rouparia, louças, despensa) por possuírem um espaço interno mais amplo e apenas uma porta, que pode ser desenhada com réguas vazadas.
2 – INTEGRAÇÃO INTERIOR x EXTERIOR
Total integração interior x exterior da área social. Se for possível, também na área íntima.
3 – REVESTIMENTOS
Gosto do piso frio em toda a residência para o conforto da circulação pós-banho do mar: placas cimentícias, pedras e cerâmicas. Estas sofreram enorme evolução tecnológica e hoje surgem com dimensões generosas, espessura slim e acabamentos diferenciados como linho ou madeira. Em algumas paredes, cores alegres substituem quadros ou esculturas, que devem ser grandes e poucos.
4 – ESQUADRIAS
Dê preferência às esquadrias quase totalmente de vidro. Se for uma área com muita chuva e vento aí estruture em alumínio (com pintura eletrostática branca), pois vedará melhor.
Já as lindas esquadrias de madeira, terão que ser (re)envernizadas a cada 3 a 5 anos com verniz naval. Bons vernizes protegem da chuva por décadas, mas não do sol.
5 – MANUTENÇÃO
O projeto da