Estudo das reações químicas
652 palavras
3 páginas
Introdução As reações químicas estão presentes no nosso dia-a-dia e em nossos organismos, são processos pelos quais um tipo de matéria se transforma em outro, onde nota-se nitidamente que as propriedades das substâncias obtidas são diferentes das propriedades das substâncias de partida. Para que estas reações ocorram são necessárias duas condições, são elas: O contato entre os reagentes e afinidade química, que é a intensidade da atração do átomo pelo elétron adicionado. Há várias maneiras de classificar as reações. A reação de combinação ou adição ou ainda de síntese, quando duas ou mais substâncias reagem para formar uma única substância. A reação de decomposição ou de análise é quando uma substância se divide em duas ou mais substâncias mais simples, a reação de simples troca ou deslocamento ocorre quando uma substância simples reage com uma substância composta e “desloca” desta última uma nova substância simples; a reação de dupla-troca quando dois compostos reagem permutando entre si dois elementos ou radicais, dando origem a dois novos compostos; e a reação de combustão em que um determinado composto reage com oxigênio na presença de calor, formando dióxido de carbono mais água e as reações de óxido-redução que ocorre variações dos números de oxidação de alguns elementos participantes.
Pode-se acrescentar ainda as reações endotérmicas, nas quais as transformações envolvem a absorção de energia, e as exotérmicas, que apresentam transformações que liberam energia.
Resumo
A prática do laboratório teve o objetivo de identificar e observar os diferentes tipos de reações químicas, nas quais substâncias distintas são combinadas transformando-se em outras substâncias com novas características. Visando de forma objetiva sua classificação e a equacionalização das reações.
Procedimento Experimental
1 Em um tubo de ensaio, adiciona-se cerca de 5,0 ml de solução de cloreto de