BALANÇO CI
SIMONE BASTOS PAIVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Resumo
Na Sociedade do Conhecimento os ativos intelectuais, principalmente os encontrados nos recursos humanos, passaram a ser considerados a chave para uma vantagem competitiva sustentável. Assim, exercem uma forte influência na avaliação patrimonial uma vez que são os verdadeiros agregadores de valor às organizações. Diante desse contexto, tem-se procurado desenvolver novas metodologias que captem a nova realidade e formas de divulgação através de relatórios adequados, de modo a complementar as tradicionais demonstrações contábeis.
Neste trabalho, analisamos três novas tendências na área contábil: Capital Intelectual,
Balanced Scorecard e Balanço Social, destacando suas singularidades e a convergência sob o foco humano. Apesar dos esforços empreendidos ainda não se conseguiu obter uma metodologia ideal que contemple os vários aspectos que envolvem a atual dinâmica organizacional. Essa busca é inadiável, pois apenas dessa forma a Contabilidade estará resgatando a sua importante missão social de fornecer informações com qualidade sobre a situação econômica, financeira, patrimonial e social das organizações, auxiliando sobremaneira uma gestão eficiente e facilitando a avaliação e a tomada de decisão dos investidores e demais usuários da informação contábil.
1 INTRODUÇÃO
Ultimamente temos nos deparado com novas temáticas que vêm sendo discutidas no seio da classe contábil, em eventos, trabalhos acadêmicos, periódicos científicos e outros meios, que constituem grandes desafios para os contadores da atualidade à medida que implicam na necessidade de ampliação do foco de atuação da Contabilidade.
Certamente, trata-se de mudanças que não podem ser assimiladas rapidamente uma vez que profissionais e estudiosos durante muito tempo estiveram vinculados a uma maneira de “olhar” a Contabilidade e o novo paradigma que se anuncia tem causado