Estudo das Queimaduras
O ESTUDO DAS QUEIMADURAS PELO CALOR: IMPORTÂNCIA DESTE ESTUDO
São Paulo
2013
O ESTUDO DAS QUEIMADURAS PELO CALOR: IMPORTÂNCIA DESTE ESTUDO
Sumário
a) Introdução
As queimaduras são lesões traumáticas na pele provocadas pela exposição a diversos agentes. Embora geralmente sejam resultantes do calor, também podem ser provocadas pelo frio, pela eletricidade, por produtos químicos, radiações, ou até mesmo fricção, neste trabalho iremos focar nossa análise nas queimaduras produzidas pelo agente físico calor.
Mesmo que provocadas por agentes diferentes, essas lesões compartilham características clínicas semelhantes, resultando na destruição de uma ou mais camadas teciduais. Dependendo de sua gravidade, podem causar alterações sistêmicas e levar a infecções subjacentes, podendo ocorrer falência de múltiplos órgãos e óbito.
Pretendemos com esse trabalho conhecer, analisar e demonstrar o que são as queimaduras, quais são seus tipos, suas classificações e implicações. Trataremos sobre as teorias sobre a morte por queimaduras e sua etiologia médico-legal.
Analisaremos os problemas médico forenses quanto ao diagnóstico e identificação das queimaduras e, por fim, realizaremos uma exposição sobre casos de queimaduras no Brasil e no mundo.
O presente trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa em material doutrinário e jornalístico sobre o tema e será demonstrado através de imagens explicativas ao longo da exposição, no intuito de tornar o exame mais elucidativo.
b) Queimaduras
As queimaduras são lesões resultantes da atuação direta do calor, em qualquer de suas formas, sobre o revestimento cutâneo e/ou o organismo.
Embora sejam as lesões tissulares as que chamam mais a atenção nas queimaduras, estas devem ser consideradas nos grandes queimados, como afecções gerais graves, pois, mormente na fase inicial, e dependência de grau, delas resultam alterações que