ESTUDO DA VARIAÇÃO DA LINHA DE COSTA NA ILHA DA TOROTAMA, RIO GRANDE/RS
3548 palavras
15 páginas
ESTUDO DA VARIAÇÃO DA LINHA DE COSTA NA ILHA DA TOROTAMA,RIO GRANDE/RS
Cristiano da Rocha Gonçalves.
Palavras-chave: Ilha da
Torotama,
Erosão/Acreção, Sensoriamento
remoto, Cartografia, Geoprocessamento
Resumo
Os eventos de elevação do nível das águas, tanto oceânicas, quanto lagunares têm causado grandes impactos e transtornos aos habitantes das zonas costeiras ao redor do globo. Para a Ilha do Torotama, Rio grande/RS os impactos podem ser diversos, como aumento nas taxas de erosão observadas, mudança de posição do lençol freático, salinização de poços de abastecimento de água potável e recuo ou desaparecimento das áreas de marismas e matas nativas, além de possibilidade de causar perdas materiais, tanto da infraestrutura pública, quando da privada. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo. Para tanto serão utilizadas técnicas de Sensoriamento Remoto na análise temporal para avaliação dos processos erosivos marginais, técnicas de geoprocessamento, com softwares especializados, a fim de efetuar as análises necessárias para mensurar taxas de erosão/acrescção que ocorrem nas margens desta Ilha, além de técnicas de cartografia para geração do produto final deste trabalho.
Objetivo
Determinar as taxas de variação da linha de costa (erosão/acresção), na Ilha da Torotama,RS, de acordo com processamento de imagens dos últimos 62 anos. Localização da área de estudo
A ilha da Torotama é uma ilha lagunar do complexo estuarino da Laguna dos
Patos, no extremo sul do Brasil, situada no 3º distrito do município de Rio
Grande, RS. A Torotama esta localizada entre as coordenadas: latitude 31.962918º; -31.911204º e longitude -52.198342º; -52.107633º (Fig. 1). Esta ilha é habitada por uma comunidade de pescadores e agricultores, que vivem, predominantemente, na porção central e na margem voltada para a Laguna dos Patos.
Figura. 1 – Localização da área de estudo (Fonte – Própria).
Características Físicas
A ilha da Torotama