Estudo Da Possibilidade Do Re So Do Esgoto Tratado Na Irriga O
Autor: Leonardo Teixeira de Oliveira
Resumo: Esse trabalho tem por seu objetivo principal, estudar o reúso do esgoto tratado na irrigação, para análise da viabilidade de implantação na comunidade de Taquaras e ou até mesmo em outras vilas onde há a necessidade, devido à escassez da água, ou por medida sustentável.
PALAVRAS CHAVES: Reúso, Sustentabilidade e Esgoto Tratado
1 Introdução
Situada no Município de Pedro Canário, Taquaras é uma das vilas mais carentes do Estado do Espírito Santo, tendo como sua principal fonte de renda às atividades agropecuárias. Com base nessas informações, esse trabalho abordará a possibilidade de reúso do esgoto local na irrigação, para que haja uma economia maior dá água, já que na mesma não possui estação de tratamento de água e nem do esgoto. Devido à necessidade de desenvolver técnicas sustentáveis para economia de um bem que cada vez mais se torna escasso. A técnica de reúso do esgoto tratado também garantirá o reabastecimento dos lençóis freáticos e podendo também excluir o uso de fertilizantes químicos. O reúso de esgoto tratado é uma prática muito comum, mas precisa ser trabalhada socialmente devido ao preconceito que as pessoas criaram em relação ao mesmo, devido se tratar do reúso do esgoto. Mas isso tende a mudar, por causa da constante crescente do mercado de água de reúso e com um programa de conscientização dos consumidores, devido à escassez da água e a necessidade de sustentabilidade.
Por volta do ano de 2008 o Incaper começou a desenvolver um projeto sustentável junto aos agricultores locais, tendo como objetivo alavancar as principais potencialidades da vila. Esse trabalho se iniciou em um período onde a maioria dos agricultores que trabalhavam em uma indústria localizada no município se encontravam desempregados. Devido à necessidade de levar o sustento á suas famílias, decidiram desenvolver uma associação para