Relquimica2

1347 palavras 6 páginas
Relatório II – Eletroquímica

Ilha Solteira Junho de 2015

1- INTRODUÇÃO

O experimento realizado no último dia doze teve como foco aplicar as teorias de eletroquímica na prática. Para a realização do mesmo, teve como embasamento os seguintes conceitos:
1 Eletroquímica

É um ramo da química que tem como objetivo o estudo das reações que produzem corrente elétricas, através das reações de oxirredução e eletrolise. Nas reações eletroquímicas ocorrem t ocas de elétrons entre os átomos e os íons. Além disso, tem-se que a conversão de energia química e energia elétrica é um processo espontâneo chamado de pilha ou célula galvânica.

2 Pilha Eletroquímica
Uma pilha eletroquímica é formada por um ânodo, um cátodo, um eletrólito e circuito metálico. O primeiro é o eletrólito em que sofre a corrosão, isto é, a oxidação ( é a perda de elétrons). Já o segundo, o cátodo é o eletrodo onde ocorre a redução, ou seja, a chegada dos elétrons. O Eletrólito costuma ser um líquido, em que há a passagem de elétrons do ânodo para o cátodo. Por último, o circuito elétrico é onde há o escoamento de elétrons por meio de uma ligação metálica no sentido anodo- catodo.
3 Corrosão Galvânica

A corrosão galvânica consiste na presença de um metal imerso em um eletrólito. É uma corrosão localizada, próximo à região do acoplamento dessa forma ocasiona uma oxidação puntiforme no anodo.
Os potenciais de oxidação, ou o de redução auxiliam a descobrir qual metal ira oxidar-se ou reduzir-se. Como demostra na tabela:

Tabela 1 – Potencial padrão de Oxidação e Redução

Fonte: www.alunoonline.com.br
Para a realização do experimento utilizamos algumas vidrarias, tais como:

1.4- Béqueres

Figura 1 – Imagem de um Béquer

Béquer é um instrumento de forma cilíndrica e graduado utilizado

Relacionados