ESTUDO DA CONFIABILIDADE DA FORÇA APLICADA DURANTE A MOBILIZAÇÃO ARTICULAR ÂNTERO-POSTERIOR DO TORNOZELO

1539 palavras 7 páginas
ESTUDO DA CONFIABILIDADE DA FORÇA APLICADA DURANTE A MOBILIZAÇÃO ARTICULAR ÂNTERO-POSTERIOR DO TORNOZELO

Os fatores que contribuem para a eficiência da manobra de mobilização articular são a intensidade e a reprodutibilidade da força aplicada durante a mobilização, por um ou por diferentes examinadores. Objetivo: Avaliar a confiabilidade intra e inter examinador da força de mobilização ântero-posterior da articulação do tornozelo, grau III e IV de Maitland.

Método:
Os dois tornozelos de 35 voluntários assintomáticos foram mobilizados por dois examinadores experientes com o procedimento.
Uma miniplataforma de força foi posicionada sob a perna do voluntário a fim de captar as forças obtidas durante as manobras de mobilização e seu sinal foi convertido e armazenado em um software DasyLab4.0, o que permitiu o registro dos picos mínimo e máximo das curvas da força aplicada.
A análise da confiabilidade foi realizada através do coeficiente de correlação intraclasse (CCI). Para avaliar o erro sistemático das medidas foi utilizado o teste t pareado e o teste t independente, para as condições intra e inte rexaminadores, respectivamente. O método de Bland e Altman avaliou os limites de concordância das medidas entre os examinadores. Resultados: Os dados demonstraram alta confiabilidade intra-examinador. A confiabilidade inter-examinador foi baixa e moderada para a força máxima e mínima respectivamente, durante a mobilização ântero-posterior da articulação do tornozelo. Conclusão: Esses dados sugerem que a força aplicada durante a mobilização articular grau III e IV de Maitland no tornozelo, apresenta alta confiabilidade intra-examinador e baixa para interexaminador.
Maitland desenvolveu seu método, fundamentando-se na regra côncavo-convexa1
Esse princípio aborda a combinação dos movimentos que ocorrem nas articulações sinoviais conforme a sua superfície
A superfície convexa móvel desliza no sentido oposto ao movimento osteocinemático. No caso da articulação

Relacionados