Estudo cromatico
Todas as atividades humanas são influenciadas essencialmente por três fatores – físico,cognitivo e psíquico – cuja conjugação adequada permitirá projetar ambientes seguros,confortáveis e eficientes.
O estudo das cores, embora seja visto por grande parte das pessoas como um fator ambiental secundário na concepção dos espaços,é fundamental, na medida em que contribui, não só para a segurança,ordenação do espaço e auxílio na orientação, mas também para a saúde e bem estar dos moradores.
O uso da cor não deve ser apenas considerado um fator estético, mas devem ser levadas em consideração as diversas funções de um espaço,tanto no que se refere à sua utilidade,como no que toca às exigências psicológicas dos seus moradores.
As cores transmitem mensagens e tendem a predispor para determinados estados de humor, desencadeando comportamentos e, por vezes, alterando o funcionamento do organismo.É através dos sentidos,especialmente da visão,que somos informados sobre o meio externo.
Palheta de Cores * Sala de Estar – Vibração dos tons terra
Para este ambiente, aconselha-se os tons terrosos fortes e neutros quentes.
A sala de estar é o local ideal para longas e descontraídas conversas por isto, quando usamos estes tons nas suas nuances mais naturais,os mesmos trazem aconchego,são sofisticados servindo como pano de fundo para qualquer estilo – clássico ou moderno.Combinam com tudo e caem muito bem com todas as cores.
* Dormitórios
Um sono revitalizador é o que deve proporcionar a pintura de um quarto.Os tons azuis,verdes, lilás e pêssego são excelentes para os que sofrem de insônia.Tais cores elevam o espírito e trazem saúde para o corpo.
Dormitório 01 – Vibração dos rosados
Esta cor traz a dinamismo,vitalidade e desejo de ação.A pesar de provocarem nervosismo,e acelerar o pulso,quando harmonizados em tons suaves e pastéis,criam ambientes envolventes, sofisticados, sóbrios e fáceis de decorar.