Estudante Engenharia Mecânica.
ENGENHARIA MECÂNICA
PAULO HENRIQUE OLIVEIRA ASSIS
CERAMICAS PIEZOELÉTRICAS
COLATINA 2013
PAULO HENRIQUE OLIVEIRA ASSIS
CERAMICAS PIEZOELÉTRICAS
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Ciência e Técnologia dos Materiais, do curso de Engenharia Mecânica, turno noturno, do Centro Universitário do Espírito Santo, UNESC, ministrado pelo (a) professor Antonio Carlos de Oliveira
COLATINA
2013
Definição
Para saber o que são Cerâmicas Piezoelétricas, deve-se procurar saber sua definição, conceito e estrutura;
Piezoeletricidade (que deriva de: eletricidade de pressão) é uma propriedade de determinadas classes de materiais cristalinos, incluindo cristais naturais de quartzo, Sal Rochelle e Turmalina alem das cerâmicas manufaturadas como titanato de bário e Titanatos zirconato de chumbo (PZT).
Quando a pressão mecânica é aplicada a um destes materiais, a estrutura cristalina produz uma voltagem proporcional à pressão. Por outro lado, quando um campo elétrico é aplicado, a estrutura muda de forma a produzir alterações dimensionais do material.
Algumas empresas e indústrias , usam cerâmicas policristalinas no lugar de cristais piezoelétricos naturais. Estas são mais versátis, com características físicas, químicas e piezoelétricas, capazes de serem adaptadas para aplicações específicas. As cerâmicas densas, duras podem ser fabricadas em quase qualquer forma ou tamanho. Eles são quimicamente inertes e, imune a humidade e outras condições atmosféricas.
O efeito piezoelétrico é entendido como a interação eletromecânica linear entre o mecânico e o estado elétrico em materiais cristalinos sem simetria de inversão. O efeito piezoelétrico é um processo reversível nos materiais que exibem o efeito piezoelétrico direto (a geração interna de carga elétrica resultante de uma força mecânica aplicada) que também exibem o efeito piezoelétrico reverso (a