Estudante de engenharia mecanica
Autores: Alessandro Evair, Dhiego Ronan, Guilherme Lopes, João Paulo Barbosa, Karine Durães, Nara Veloso, Rafael Rodrigues, Tatiane Takaki.
Justificativa
A atuação das engenharias está diretamente relacionada com o desenvolvimento tecnológico e industrial de um país. Em especial, a Engenharia Mecânica tem grande contribuição em diversas áreas de atuação, uma vez que ela busca projetar, monitorar, gerenciar e fazer manutenção de máquinas, processos e sistemas de organização em geral.
O Brasil vive um momento de expansão industrial e grande desenvolvimento econômico, a contribuição da Engenharia Mecânica é de suma importância para que se garantam produtos de qualidade no final da cadeia de produção para que a população possa desfrutar de uma estrutura mecânica confiável e acessível.
O mercado de trabalho para engenheiros está aquecido no Brasil. Os setores mais carentes estão nas áreas de desenvolvimento de projeto, em que o profissional faz análises numéricas, cria soluções tecnológicas, desenvolve produtos e aperfeiçoa sistemas. Observa-se também o crescente número de cursos de graduação nas áreas de engenharia em instituições públicas e privadas. Os acadêmicos têm ingressado em busca da inserção nesse aquecido mercado de trabalho, procurando suprir a crescente demanda por profissionais qualificados em tais áreas. O conhecimento das áreas de atuação do profissional engenheiro mecânico pode possibilitar a esses acadêmicos capacitar-se de maneira mais eficiente e vislumbrar as melhores oportunidades de emprego e sucesso profissional. Por sua vez, as instituições de ensino superior devem estar preparadas para propiciar a seus graduandos os conhecimentos e habilidades necessárias, de forma que estes estejam devidamente municiados para atuar em diversos campos nos quais o engenheiro mecânico está inserido.
Revela-se, portanto, de grande importância analisar e descrever os vários campos de atuação do