Estudante de Engenharia Química
1.iNTRODUÇÃO
Durante essa pratica, foi realizada a preparação da Dibenzalacetona: A dibenzalacetona ou bis- (feniletenil)- cetona é um sólido cristalino amarelo de ponto de fusão entre 110-111 °C, solúvel em acetona e clorofórmio. Seu emprego é restrito a algumas sínteses como intermediário químico e na preparação de filtros solares.(DIAS, A.G.; COSTA, M.A.; GUIMARÃES, P.I.C.2008.104.p).
A condensação aldólica é um dos métodos mais usados para a formação de novas ligações carbono-carbono. Esse processo envolve a adição de um carbono nucleofílico a um grupo carbonílico. A reação condensação aldólica envolve a autocondensação de uma cetona ou um aldeído, catalisada por um ácido ou uma base. Sob certas condições experimentais, o produto de adição formado, ou seja, a B-hidróxitona (aldol) pode sofrer uma desidratação, levando, assim, ao produto de condensação aldólica. (MARQUES, J. A.; BORGES, C. P. F. 2012.185.p).
A reação também pode ocorrer entre dois compostos carbonílicos diferentes, e, neste caso específico, é denominada reação de condensação aldólica mista ou cruzada. (MARQUES, J. A.; BORGES, C. P. F. 2012.186.p).
2. MATERIAIS E MÉTODOS Colocou em um béquer de 250 mL uma solução fria de 6,271 g de hidróxido de sódio em 55 mL de água, e 100 mL de álcool. Com agitação vigorosa adicionou metade da mistura previamente preparada, de 13,25 g de benzaldeído e 3,65 g de acetona. Forma-se um precipitado floculente em 3 minutos e, após 15 minutos, adicione o restante da mistura benzaldeído-acetona. Continue a agitação por mais 30 minutos. Filtre a vácuo e lave com água fria, para aliminar o álcali.
Cálculo da quantidade de benzaldeído que usou:
Pureza: 95 % 12,75 mL ----- 95 % X ----- 100 %