Estudante Agronomia
Originária da América do Norte a planta do girassol se desenvolve e produz bem na maior parte do Estado de São Paulo.
As regiões muito úmidas do leste e do Sul do estado são inaptas para o seu cultivo. A incidência de doenças por excesso de umidade limita a produção nessas regiões.
A cultura do girassol tem boa resistência à seca e ao frio, podendo ser usada com vantagem como segunda cultura. Outra vantagem, é a sua total mecanização.
O rendimento de grãos na lavoura de girassol pode atingir e ultrapassar 2500 kg/ha, com a tecnologia nacional atualmente disponível. Em áreas experimentais há registro de rendimentos superiores a 3000 kg/ha.
O período vegetativo é iniciado com a emergência das plântulas e termina com o aparecimento do botão floral. Após a emergência, os estádios vegetativos são definidos em função do número de folhas maiores que 4 cm de comprimento da base da lâmina até a sua extremidade.
- VE (emergência): período em que o hipocótilo se eleva e emerge na superfície do solo juntamente com os cotilédones e ocorre o aparecimento do primeiro par de folhas verdadeiras que deve apresentar menos que 4 cm de comprimento A emergência deve ocorrer em até sete dias, porém se a profundidade de plantio for maior que 5 cm, ocorrer temperaturas abaixo de 10º C ou ausência de água, poderá prorrogar esse período. Esta fase deve ocorrer de forma mais rápida e uniforme possível.
- Vn (desenvolvimento das folhas): período referente ao aparecimento de folhas verdadeiras com o mínimo de 4 cm de comprimento. É definido pelo número de folhas, V1, V2, V3, V4, Vn
- R1: A inflorescência circundada