bases biologicas
Um tipico potencial de ação e uma tipica célula exitável dura apenas alguns milésimos de segundos, e pode ser dividido nas seguintes fases:
Primeira fase: despolarização é a primeira fase do potencial de ação. Durante esta fase ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular. Isso propicia um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula, através de sua membrana, por um processo de difusão simples. Como resultado do fenômeno citado acima, o liquido intra celular se torna com grande quantidade de íons positivos e a membrana celular passa a apresentar um potencial inverso daquele encontrado nas condições de repouso da célula. O potencial de membrana neste período passa a ser positivo.
Segunda fase: Repolarização, ocorre em seguida da despolarização. Durante esse período a permeabilidade da membrana celular aos íons sódios retornam ao normal e simultaneamente, ocorre agora um significativo aumento na permeabildade aos íons potássio. Isso provoca um grande fluxo de íons potássio de dentro para fora da celula. Enquanto isso ocorre os íons sódio que estavam em grande quantidade no interior da célula, vão sendo transportados ativamente para o exterior da mesma, pela bomba sódio potássio. Tudo isso faz com que o potencial da membrana celular volte a ser negativo.
Terceira fase: Repouso. É o retorno as condições normais na membrana celular antes da mesma ser exitada e despolarizada. Nesta fase a permeabilidade aos íons potássios retornam ao normal e a celula rapidamente retorna suas condições normais.
As fases citadas dura aproximadamente de 2 a 3 milésimos de segundos.
2) O que é sinapse excitatório ?
Sinapse excitatória é aquela que provoca o potenciação de ação na outra célula.
3) O que é sinapse inibitória?
Sinapse inibitória não deixa ocorrer o potencial de ação na outra célula. Ela hiperpolariza.
4) O que é o