Estudande
Resumo: O texto vem em suma tratar do que, já sugere seu título, o que é filosofia. Mas para isso o autor se preocupou em deixar claro algo mais do que somente o que é filosofia, pois para chegar-se a resposta de tal questionamento, é necessário refletir e entender uma serie de aspectos os quais a filosofia está ou já esteve inserida.
O texto começa onde ainda confundia-se filosofia com diversas outras áreas, tais como religião, Ciência, literatura, entre outras. E por muito tempo foi considerada mais uma ciência, um prolongamento dela ou até, como diz o autor, uma "superciência".
A diferença da filosofia e da ciência está nos métodos que utilizam em seu objeto de estudo, que pode até ser o mesmo, como cita o autor, "fatos e feições do universo em geral".
Assim, o autor propõe que ciência é conhecimento, que foi experimentado e elaborado, ainda propõe que a Filosofia estudo esse conhecimento já existente e assim, reflete nele, ou seja, o objeto de estudo da Filosofia é o Conhecimento do Conhecimento, estudar o já estudado, pensar o já pensado. De início a reflexão era no Homem sobre si próprio e seus conhecimentos. Mas, mais a frente, a Filosofia vem refletir sobre a "substância" que dá origem a todas as coisas, para a Ciência e Conhecimento da Natureza.
Com isso, Platão, elabora suas ideias e traz análises e reflexões, um tanto o quanto sonhadoras e poéticas, sobre essas questões, e, diferentemente da Ciência que se ocupa de experimentação, ocupa-se com formar ideias, ou conceitos, sobre a Realidade que já foi experimentada (Conhecimento do Conhecimento).
Aristóteles, sucessor de Platão, trata as coisas um pouco menos místicas, dividindo-as em categorias de entendimento, trabalhando com a dedução, trata o Conhecimento como uma base estável em que pode se apoiar. Assim se formando "coerência" e "lógica" em relação a todas as categorias