Estruturas
Olá, hoje o tema a ser abordado será "Estruturas".
A estrutura é um dos fatores mais importantes em uma obra, pois todos os demais elementos dependem de sua solidez para a estabilidade da edificação. De forma concisa, a estrutura é o "esqueleto" da Obra, ela compreende as áreas de sustentação: fundação, alicerce, colunas, vigas, paredes, lajes e telhados. Pela estrutura é possível prever futuros problemas os menores que sejam.
Existem vários tipos de estruturas, como de madeira, ferro, aço, concreto e perfis metálicos. Agora faremos uma abordagem de alguns dos tipos (os 3 mais utilizados):
Estrutura de madeira: A madeira é um dos materiais de utilização mais antiga na construção civil, tendo como vantagem não oxidar. A madeira utilizada hoje, tem alta resistência ao ataque de cupins, leveza (o que tornaria um projeto de fundação menos robusto). Comparando com o concreto, ganha-se tempo. Mas as estruturas de madeira, têm menor resistência a torção ou compressão do que o concreto, e deve-se ter uma instalação elétrica bem planejada, para evitar qualquer tipo de acidente.
Estrutura metálica: A tendência na área da construção civil é aumentar a utilização de estruturas metálicas, pois tem como vantagem a grande precisão dimensional e leveza estrutural. São de rápida montagem e utiliza-se um canteiro de obras menor do que o utilizado em um edifício construído com estrutura de concreto. Existem problemas, como a necessidade de uma maior proteção contra efeitos corrosivos, e também contra o calor, que poderá causar deformação na estrutura metálica.
Estrutura de Concreto Armado: É o material mais utilizado para estruturas atualmente, diferencia-se do concreto normal por receber uma armadura metálica por resistir aos esforços como tração e compressão. É nada mais que a união do concreto simples e de barras de aço, com a perfeita aderência entre o concreto e o aço, resistindo juntos aos esforços.
Estrutura de Blocos de Concreto: Este é um tipo de estrutura