estruturas
(Estruturas Metálicas)
Estruturas metálicas
São definidas como estruturas metálicas as estruturas composta por perfis metálicos que suportam todas as cargas que a edificação está submetida.
Vários tipos de edificações podem ser constituídas por estruturas metálicas de aço como residências, escolas, edifícios altos, hotéis, escritórios, galpões industriais, postos de gasolina, etc.
Estruturas Metálicas
A estrutura é constituída por elementos separados, vigas, colunas, treliças, e contraventamentos. Embora a estrutura seja tridimensional os desenhos de projeto envolvem plantas, cortes, vistas e detalhes de maneira a especificar toda a estrutura.
São estruturas formadas por associação de peças metálicas ligadas entre si por meio de conectores ou solda. Estas peças têm suas seções transversais limitadas em função da capacidade dos laminadores e seus comprimentos limitados em função dos transportes disponíveis. Os conectores mais usados são os parafusos, uma vez que os rebites estão cada vez mais em desuso.
O uso do Aço
Liberdade no projeto de arquitetura - A tecnologia do aço confere aos arquitetos total liberdade criadora, permitindo a elaboração de projetos arrojados e de expressão arquitetônica marcante.
Maior área útil - As seções dos pilares e vigas de aço são substancialmente mais esbeltas do que as equivalentes em concreto, resultando em melhor aproveitamento do espaço interno e aumento da área útil, fator muito importante principalmente em garagens.
O uso do Aço
Flexibilidade - A estrutura metálica mostra-se especialmente indicada nos casos onde há necessidade de adaptações, ampliações, reformas e mudança de ocupação de edifícios. Além disso, torna mais fácil a passagem de utilidades como água, ar condicionado, eletricidade, esgoto, telefonia, informática, etc.
Compatibilidade com outros materiais - O sistema construtivo em aço é perfeitamente compatível com qualquer tipo de material de