ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
*Organização - Conceito
Organização - é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos.
Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações.
A organização é composta de pessoas (talentos, habilidades, motivação) e de recursos (dinheiro, infra-estrutura, equipamentos, materiais).
Dentro deste raciocínio, temos quatro dimensões: sociedade, serviços, pessoas e recursos.
*Organização como Entidade Social
Organização é o modo em que se organiza um sistema, facilitando o alcance de um objetivo.
Em Administração, organização tem dois sentidos:
Combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos.
Modo como foi estruturado, dividido e sequenciado o trabalho. Ou seja, um conjunto bem determinado de procedimentos, divididos e seqüenciados (geralmente em um organograma) necessários para se realizar um trabalho.
Organização como Entidade Social: é o ambiente em que as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos comuns. As organizações podem ser empresas, órgãos públicos, bancos, universidades, lojas e comércio em geral, prestadoras de serviços e outros.
*Dentro desse contexto as organizações podem ser vistas sob dois aspectos:
Organização formal: é a organização baseada em uma divisão racional do trabalho, e representada através do organograma. É a organização planejada, que está oficialmente no papel, aprovada pela direção e comunicada a todos os participantes por meios de manuais de organização, descrições de cargos, organogramas , regras e regulamentos internos.
Organização informal: é a organização que emerge espontânea e naturalmente entre as pessoas a partir dos relacionamentos interpessoais. A organização informal surge a partir