Estruturas metálicas
Como exemplo vemos coberturas de ginásio que têm vigas compostas de várias barras interligadas chamadas treliças, cuja finalidade é resistir â grandes vãos de forma econômica e leve, ou seja, tem massa menor que vigas de concreto pois são constituídas de várias barras que transmitem essas forças aos pilares.
As estruturas metálicas são vigas,treliças e pilares, feitos a partir de perfis metálicos ligados entre si.
A construção metálica vem em pleno processo de expansão no Brasil nos últimos 30 anos, não só devido ao resultado de grandes investimentos em novas tecnologias e maquinário associado às privatizações das siderúrgicas brasileiras, mas principalmente devido a percepção da cadeia produtiva. Desde o investidor que percebe a vantagem custo x beneficio, o fabricante que tem uma produção planejada e sem desperdício, o construtor que tem uma obra com técnica limpa, sustentável e integrada ao meio ambiente e por fim o usuário que passa a conhecer as inúmeras vantagens do aço e que a construção metálica apresenta em relação ao sistema convencional de concreto armado.
No Brasil estima-se hoje que em torno de 5% dos prédios construídos com mais de quarto andares utilizam estruturas de aço, enquanto que na Inglaterra o percentual ultrapassa os 70%.
Enquanto no Brasil o consumo de aço por habitante é de 5Kg, na Inglaterra é 20Kg e Estados Unidos 30Kg.
A construção metálica possibilita uma multiplicidade de utilização do aço em obras de pontes, viadutos, edifícios, supermercados, shopping centers, terminais rodoviários e ferroviários, centros de distribuição, ginásios esportivos, torres eólicas, residências e muitos outros.
O aço no mundo tem hoje uma relação próxima com as inovações que promovem o desenvolvimento