Estruturas metalicas
1 – CAPÍTULO 01: INTRODUÇÃO............................................ 01
2 – OBTENÇÃO DO AÇO E SUAS PROPRIEDADES.............. 02 2.1 – Definições do aço............................................................................ 03 2.2 – A estrutura do aço........................................................................... 04 2.3 – Tratamentos do aço........................................................................ 05 2.4 – Propriedades do aço....................................................................... 06 2.5 – Classificação dos aços.................................................................... 07
3 – AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL........................................... 08 3.1 – Porque construir em aço................................................................. 09 3.2 – Vantagens na construção............................................................... 10 3.3 – Exemplos de Utilização das estruturas metálicas.......................... 11
3.I – Engradamento metálicos para telhados................................... 12
RESUMO
Para se entender o desenvolvimento de um projeto de estrutura metálica deve-se primeiro entender que “o aço como elemento de construção significa uma obra racionalizada, uma obra para a qual a fábrica vai produzir peças que foram otimizadas no projeto de arquitetura e que serão, depois de transportadas, montadas no canteiro de obras”.
O projeto de uma obra em aço tem importância fundamental para o seu sucesso e, portanto, deverá ser desenvolvido de modo a atender aos requisitos de qualidade e custo necessários ao bom resultado da obra.
Ele demanda uma lógica projetual própria, onde devem ser consideradas as exigências do material aço, as exigências que o processo construtivo industrializado requer e, ainda, ter qualidade arquitetônica.
Para que isto seja possível, os arquitetos devem seguir um caminho projetual específico para o aço.