estruturas empresariais
No decorrer de nossas vidas, todos nós desenvolvemos mecanismos de defesa em busca da sobrevivência. Estes fazem com que as pessoas evitem entrar em contacto com os conflitos internos, gerando sensação de protecção frente aos desafios impostos.
Nas organizações não é diferente, porque cada empregado traz consigo seus mecanismos naturais de defesa, em busca da segurança e com isso interferindo nas tendências das organizações.
Organização é uma das principais funções da gestão, que engloba: o planeamento, organização, direcção e controlo. Em primeiro lugar há que considerar os objectivos da organização, e determinar o tipo de estrutura organizacional que melhor se lhes adapta, depois há que definir o tipo de funções.
A estrutura organizacional é aplicada de acordo com os objectivos e estratégias da empresa, procurando alcançar as situações almejadas pela mesma. A estrutura de uma organização reflecte directamente na maneira como a autoridade e como as actividades são distribuídas e como é feita a comunicação, sem perder o foco dos objectivos da organização a serem atingidos. A estrutura organizacional é de grande importância para empresas de pequeno, médio, e principalmente, grande porte, pois fazer uma distribuição de cargos para uma quantidade excessiva de funcionários é necessário ter critérios de avaliação para comandar certo departamento e certa função.
Estrutura Empresarial É a ordenação e o agrupamento de actividades e recursos, visando ao alcance de objectivos e resultados estabelecidos de uma determinada empresa. Estrutura empresarial ou organizacional é a forma pela qual as actividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e económicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se