Estruturas em madeira
Posted on 06/02/2012
Tecnicamente, a casa de madeira é uma construção onde o conjunto da cobertura está apoiado sobre colunas e vigas de madeira. Entretanto, os valores agregados dessas formas construtivas transcendem os limites do avanço tecnológico que ela representa, e que já seriam altamente vantajosos;
A madeira é o único material renovável e de alta sustentabilidade da Construção Civil. Sua utilização nas estruturas, no fechamento de vãos, no revestimento de paredes, em coberturas, esquadrias e movelaria, representa um importante meio de proteção às reservas dos não renováveis, bem como, na redução do consumo energético que eles demandam para a sua transformação; Como o aço, o alumínio e o cimento.
Valores tangíveis e intangíveis das construções em madeira
MEIO AMBIENTE:
- A madeira absorve grandes quantidades de CO2, e recupera a umidade do solo nas áreas reflorestadas. Seu processo de transformação, em Matéria-prima, consome pouca energia.
ECONOMIA:
- O consumo de energia de climatização é muito reduzido, uma vez que a madeira, além de ser excelente isolante térmico, é um regulador natural de umidade.
EDIFICAÇÃO:
- As obras têm prazos de execução bem curtos (poucos meses), os canteiros são secos, limpos e sem rejeitos.
- Apresentam a melhor relação qualidade / custo / desempenho do setor.
- As reformas ou ampliações são realizadas a qualquer tempo, com rapidez e baixo custo.
SAÚDE e SEGURANÇA:
- As casas podem ser construídas com segurança e economia em todo tipo de terreno, mesmo em solos pouco estáveis ou inundáveis.
- A textura e a maciez ao toque, próprios da madeira, proporcionam uma agradável sensação de conforto e bem-estar aos usuários. As técnicas construtivas mais utilizadas.
MADEIRA MACIÇA
É a mais antiga técnica de construção, utiliza peças de madeira desbastada, retangulares ou cilíndricas, sobrepostas horizontalmente.
Por longo período esse formato foi empregado na