Sistema respiratorio
Ao iniciar a avaliação do sistema respiratório, o enfermeiro deve fazer uma entrevista.
Segundo Posso ( 2003), algumas doenças incidem mais em determinadas faixas etárias, algumas profissões tem maior risco de adquirir doenças respiratórias.
É importante avaliar as queixas mais freqüentes como,tosse, expectoração, dispnéia, hemoptise e dor.Em seguida faz- se o exame físico.
A anamnese respiratória visa a acolher informações sobre as condições atuais e seus problemas respiratórios progressivos. A entrevista deve concentrar-senas manifestações clínicas da queixa, história patológica progresso, história familiar e outros dados psicossociais.
As queixa respiratória mais comum são a dispnéia, a tosse, a expectoração, a hemoptise e a dor torácica.
Segundo Porto(2004), Dispnéia significa dificuldade respiratória .É um sintoma subjetivo e reflete a avaliação do paciente sobre o seu grau de trabalho respiratório relacionado a uma tarefa e/ou a determinado esforço. Os pacientes podem definir dispnéia como falta de ar, sufocação, aperto, perda do fôlego ou respiração curta. o sinal objetivo da dispnéia é a utilização da musculatura acessória.
Segundo Porto(2004), A hemoptise corresponda à expectoração de sangue pela boca. Deve-se tentar identificar a origem do sangue ( pulmões, sangramento nasal, estômago), se ocorreu decorrência de tosse forçada,além da freqüência e a quantidade d expectoração. O sangue proveniente dos pulmões, em geral é vermelho vivo; contudo, se estiver no pulmão por tempo prolongado, pode se tornar vermelho escuro ou acastanhado.
A dor torácica pode estar associada a problemas pulmonares au cardiacos, e a diferenciação entre essas duas causas é muito importante. Geralmente, a dor por origem pulmonar é manifestada por uma queimação constante e persistente (retroesternal), ou de forma aguda, com pontada que se acentua com o movimento e a inspiração profunda (dor pleurítica). A dor também pode se originar nas