estruturas de madeira
Professor – Gilson
Histórico (http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAdx8AA/trabalho-estruturas-madeira )
A madeira é uma matéria-prima importante e versátil em vários setores da atividade humana, pois pode ser aplicada a diversas situações. Porém são poucos os exemplos de estruturas de madeira que sobrevivem à deterioração natural do material e a incêndios. Isso prejudica uma visão mais completa da história do uso da madeira em estruturas. Entretanto, este material foi, sem duvida, o pioneiro.
Relatos de historiadores, e os poucos indícios que resistiram ao tempo mostram que a madeira era muito usada pelos egípcios e gregos principalmente por se adequar bem às exigências estéticas desse povo (retas).
Apesar do longo período de utilização, só na primeira metade do século X foram estabelecidas teorias técnicas aplicadas às estruturas de madeira. Após a I Guerra Mundial, as pesquisas tecnológicas tiveram grande incremento, dispondo-se hoje de métodos precisos para o projeto das mais variadas formas estruturais.
O uso de estruturas de madeira convenientes dimensionados começa a ocorrer no Brasil a partir da primeira metade do século passado, no Rio de Janeiro. O alto custo do aço, na época totalmente importado, permitiu um abundante uso da madeira em obras como indústrias, hangares, ginásios de esportes, entre outros.
Vantagens e Desvantagens
Vantagem
-Elevada resistência mecânica (tração e compressão)
-Baixa massa específica
-Boa elasticidade
-Baixa condutibilidade térmica
-Isolante dielétrico
-Baixo custo
-Encontra-se em grande abundancia
-Facilmente cortada nas dimensões exigidas
-Material natural de fácil obtenção e renovável
-Grande diversidade de tipos
Desvantagens
-Higroscopiscidade (absorve e devolve umidade)
-Combustibilidade
-Deterioração
-Resistência unidirecional
-Retratilidade
-Anisotropia
-Limitação dimensional