Estruturas Cristalinas
Cassiano de Souza Melo
Estruturas Sólidas Cristalinas
Taubaté
2014
Introdução
Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade na qual os átomos ou íons se dispõem em relação à seus vizinhos. Material cristalino é aquele no qual os átomos encontram-se ordenados sobre longas distâncias atômicas, formando uma estrutura tridimensional que se chama rede cristalina.
Estruturas sólidos cristalinas
Pequenos grupos de átomos que formam um padrão repetitivo chamam-se estruturas cristalinas. Uma célula unitária é escolhida para representar a simetria da estrutura cristalina, ela consiste na unidade estrutural básica ou bloco de construção básico da estrutura cristalina e define a estrutura cristalina em virtude da sua geometria e das posições dos átomos no seu interior.
.
Sistemas cristalinos Estes sistemas incluem todas as possíveis geometrias de divisão do espaço por superfícies planas contínuas. Existem sete sistemas cristalinos:
Dos 7 sistemas cristalinos podemos identificar 14 tipos diferentes de células unitárias, conhecidas com redes de Bravais. Cada uma destas células unitárias tem certas características que ajudam a diferenciá-las das outras células unitárias. Além do mais, estas características também auxiliam na definição das propriedades de um material particular.
Estruturas cristalinas em metais:
As estruturas cristalinas dos metais têm geralmente um número grande de vizinhos e alto empacotamento atômico
São três as estruturas cristalinas mais comuns nos metais: Cúbica de face(CFC) centrada ,cúbica de corpo centrado(CCC) e hexagonal compacta(HC)
-Estrutura cristalina cúbica de faces centradas (CFC): Possui uma geometria cúbica, com os átomos localizados em cada um dos vértices e nos centros de todas as