Estruturalismo
Provem de estrutura termo antigo utilizado tanto nas ciências físicas como sociais e em termos amplos significa tudo o que a analise interna de uma totalidade revela. O uso do termo estrutura na língua inglesa remonta a um período anterior ao século XVI quando designava simplesmente o modo pelo qual um edifício era construído.
Depois também designou as inter-relações entre as parte componentes de um todo
Desenvolvidos por varias áreas do estudo humano e por vários autores foi introduzido nas organizações de forma mais completa.
O estruturalismo teve sua origem com base em análises realizadas por AMITAI ETZIONI, representando uma nova visão no campo administrativo, com o surgimento de uma escola chamada sistêmica.
AMITAI ETZIONI destacou-se como o nome de maior projeção do estruturalismo devido ao seu aprofundamento sobre todos os conceitos relacionados às organizações da administração até então conhecidos nas Escolas: Científica, Clássica, da Burocracia e Relações Humanas. Julgando-os insatisfatórios, formulou uma síntese do que considerava válido ao que denominou de estruturalismo. No campo da administração, o estruturalismo marcou sua presença por implicar os estudos das organizações num sentido mais amplo e integral, levando em conta todos os fatos internos e externos que influem, submetendo-os a uma analise comparativa e global. O estruturalismo reconhece que os fenômenos organizacionais se interligam, interpenetram e interagem de tal modo que qualquer modificação ocorrida em uma parte da organização afeta todas as outras partes, e que também tenha sido a primeira abordagem a reconhecera a importância do conceito de sistema aberto. Isto é, da interação entre as instituições humanas e o ambiente onde elas se inserem.
Entre as contestações de ETZIONE, devem-se acentuar aquelas que ele formulou em relação à escola das Relações Humanas apontando, por exemplo, para a insuficiência de variáveis de estudo e para a ausência de