Estruturalismo Tirchener
10681 palavras
43 páginas
iDados I n t e r n a c i o n a i s de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara B r a s i l e i r a
do L i v r o , SP, B r a s i l )
S c h u l t z , Duane P.
História da p s i c o l o g i a moderna / Duane P. S c h u l t z ,
Sydney E i l e n S c h u l t z ; [ tradução Suely Sonoe M u r a i
Cuccio] . — São Paulo : P i o n e i r a
Thomson L e a r n i n g , 2005.
Título o r i g i n a l : A h i s t o r y o f modern psychology.
Bibliografia.
ISBN 85-221-0425-5
II.
1. P s i c o l o g i a - História I . Schultz,- Sydney E i l e n .
Título.
CDD-150.19 índices p a r a catálogo sistemático:
1. P s i c o l o g i a moderna : História 150.19
Estruturalismo
Apesar de jurar fidelidade eterna ao sistema de psicologia de W i l h e l m W u n d t , E. B. Titchener alterou-o drasticamente ao levá-lo da Alemanha para os Estados Unidos.
Ele apresentou u m a abordagem própria, à qual d e n o m i n o u estruturalismo, embora alegasse tratar-se d o mesmo sistema estabelecido por W u n d t . Na realidade, os dois eram completamente distintos e a denominação "estrut u r a l i s m o " é adequada para definir apenas a psicologia de
Titchener. O estruturalismo permaneceu em evidência por cerca de 20 anos nos Estados U n i d o s até ser superado por outros m o v i m e n t o s .
W u n d t havia identificado os elementos — ou o conteúdo — da consciência, n o entanto a questão que mais chamava a sua atenção era a organização desses elementos, o u seja, a sua síntese em processos cognitivos superiores por meio da apercepção. Na opinião de W u n d t , a mente era dotada do poder de organização voluntária dos elementos mentais, posição divergente da explicação mecanicista da passividade m e n t a l sustentada pelos empiristas e associacionistas britânicos.
Titchener t a m b é m se concentrava nos elementos o u conteúdos mentais, assim c o m o na conexão mecânica mediante o processo da associação, entretanto descartava a d o u t r i n a da apercepção defendida por W u n d t . O seu
enfoque