Estruturalismo - Martelotta pg 126
475 palavras
2 páginas
EXERCÍCIOS SOBRE ESTRUTURALISMO(PÁG 126, MANUAL DE LINGUÍSTICA – MÁRIO EDUARDO MARTELOTTA)
01. Para Saussure “é sincrônico tudo quanto se relacione com o aspecto estático da nossa ciência, diacrônico tudo que diz respeito às evoluções. Do mesmo modo, sincronia e diacronia designarão respectivamente um estado de língua e uma fase de evolução” (SAUSSURE, 2006, p.96). A língua é um sistema, composta por inúmeras partes, e cada uma delas precisam ser analisadas individual e simultaneamente para que possamos entender sua estrutura. Há também uma relação dependente entre eles, fazendo que um elemento necessite do outro em suas composições (solidariedade sincrônica).
02. A linguagem tem um lado social (língua, sendo universal e utilizada por todos) e um lado individual (fala, utilizada por uma pessoa). Segundo Saussure, a língua é um sistema utilizado como meio de comunicação entre os membros de uma comunidade, e existe um contrato implícito estabelecido entre os membros dessa comunidade. A fala é o uso individual do sistema que caracteriza a língua, "é um ato individual de vontade e inteligência", de acordo com Saussure.
03. Segundo Saussure, o signo linguístico é composto por um significado e um significante. O primeiro é o conceito de algo, representa o sentido que é atribuído ao significante, representação psíquica de algo real em forma linguística. Já o segundo é a imagem acústica, componente mediador entre a coisa em si e sua representação psíquica. Afirmar que o signo linguístico é arbitrário é dizer que existe mais de uma significante para um só significado. Ou seja, existem diversas palavras que podem ter a mesma definição.
04. "Quando descrevemos essas relações, estamos explicitando a organização dos elementos constituintes da estrutura linguística e, em última instância, reconhecendo o funcionamento do sistema" (MARTELOTTA, 2009, p.120). As interações paradigmáticas e sintagmáticas relacionam-se nas diversas possibilidades de combinação entre os